quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Marketing Digital

Marketing Digital
Sua empresa na internet
Gilmar C. Milezzi

O foco no desenvolvimento do produto ou serviço é só uma parte do longo caminho que uma empresa percorre até o cliente. Muitas empresas buscam qualificação e melhorias do produto ou serviço – e também do atendimento prestado – para destacar-se no mercado. Entretanto, novos caminhos surgiram para a consolidação desse objetivo. Empresas que estão na vanguarda do planejamento mercadológico têm apostado em novas estratégias de relacionamento com o cliente como fator gerador de negócios e melhor visibilidade da marca.

Esse conjunto de estratégias tem no fortalecimento da presença digital uma base consistente para a disseminação de conteúdos específicos para divulgar e fortalecer a imagem da empresa diretamente no segmento que atua. Essa precisão cirúrgica é uma das vantagens do marketing digital, que permite a criação de canais de comunicação direcionados ao cliente já consolidado e, também, aos potenciais clientes do seu produto ou serviço. A internet ainda tem a vantagem de permitir o diálogo e, assim, uma interação entre o cliente e a empresa, que pode  beneficiar-se do feedback em tempo real para o planejamento de suas ações e responder com rapidez  e eficiência as demandas geradas pela utilização de seus produtos ou serviços.


Consolidação da presença da Empresa na internet através da utilização correta das principais mídias digitais, que resulte em melhora efetiva da comunicação com seu público alvo e se constitua numa plataforma eficiente para o SAC, pós-vendas e novos negócios.

Criar (ou melhorar) canais digitais de comunicação com o consumidor, quais sejam:

·         Portal corporativo e Institucional

Um site que tenha na sua concepção áreas que permitam a interação do cliente com a empresa (Caixas de diálogos (chats) para SAC, Sugestões e reclamações).

Para atingir os dirigentes das empresas cada vez mais conectados, é preciso começar pelo básico: criar um espaço na web que mostre o que a empresa faz, o que ela vende e como ela pode beneficiar o cliente.  Esse conteúdo deve ser atualizado com frequência com informações que sejam não só relevantes para o cliente, mas compatíveis com os objetivos mercadológicos da empresa que mantém o site, perfil dos produtos ou serviços, informações do mercado, dados sobre o setor, novidades do segmento que atua. Assim o site será visitado justamente por quem busca informações relevantes e específicas e, com isso, propiciará novas e importantes oportunidades de negócios.

 O cliente visita portal da empresa para se informar. Então é necessário manter esse canal  atualizado, de forma a estimulá-lo a navegar pelo site. É importante investir em uma política de confiança e segurança, pois isso está relacionado com a ética e a responsabilidade social que, por sua vez, interfere na percepção que o cliente tem, ou terá da empresa e do seu negócio.

Alguns conteúdos veiculados no portal da Empresa também podem ser disseminados através de News Letters. É um recurso para disseminação de conteúdos específicos ou complementares ao que é divulgado através do portal e do perfil nas redes sociais, normalmente direcionado para  clientes já cadastrados.

·       Outra forma de alcançar o público de forma abrangente e massificada é o email marketing.  Sua eficiência decorre da quantidade de e-mails disparados e do conteúdo bem planejado para uma leitura atraente. Entretanto, dado o seu caráter invasivo, deve-se tomar alguns cuidados para que não seja bloqueado e vá parar na lixeira da caixa postal do cliente. O ideal é que esse recurso seja utilizado para atingir o cliente cadastrado e que tenha concordado em receber informativos.

Bem mais eficiente em termos de aceitação e direcionamento ao público alvo é a utilização das redes sociais, que se constituem em excelentes opções para desenvolver o relacionamento com os clientes e gerar novos contatos de negócios. A presença on line deve ser trabalhada diuturnamente, com uma estratégia que contemple não somente a produção de conteúdo, mas também sua divulgação direcionada ao público alvo. Para isso é necessário conhecer bem os recursos e as características de cada rede social e pesquisar a presença do seu público alvo em cada uma delas.

Por outro lado, o uso das redes sociais permite a interação com os clientes de uma forma atraente e amigável, que estreitará as relações comerciais e afetivas. Isso propiciará benefícios efetivos para ambas as partes. Do lado da empresa, a rede de contatos do cliente poderá gerar oportunidades para a captação de novos clientes e novas oportunidades de negócios podem surgir.

Uma estratégia digital deve ter como objetivo principal tornar a empresa – e o que produz - uma referência em seu segmento de atuação no universo on line. Para tanto, não deve ser pensada apenas como um recurso dentro de um plano de marketing, mas ter seu próprio planejamento estratégico e recursos adequados de gestão.


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