Marketing Digital
Sua empresa na internet
Gilmar C.
Milezzi
O foco no desenvolvimento do produto ou serviço é
só uma parte do longo caminho que uma empresa percorre até o cliente. Muitas
empresas buscam qualificação e melhorias do produto ou serviço – e também do
atendimento prestado – para destacar-se no mercado. Entretanto, novos caminhos
surgiram para a consolidação desse objetivo. Empresas que estão na vanguarda do
planejamento mercadológico têm apostado em novas estratégias de relacionamento
com o cliente como fator gerador de negócios e melhor visibilidade da marca.
Esse conjunto de estratégias tem no fortalecimento
da presença digital uma base consistente para a disseminação de conteúdos
específicos para divulgar e fortalecer a imagem da empresa diretamente no
segmento que atua. Essa precisão cirúrgica é uma das vantagens do marketing
digital, que permite a criação de canais de comunicação direcionados ao cliente
já consolidado e, também, aos potenciais clientes do seu produto ou serviço. A
internet ainda tem a vantagem de permitir o diálogo e, assim, uma interação
entre o cliente e a empresa, que pode beneficiar-se do feedback em tempo real para o planejamento de suas ações e
responder com rapidez e eficiência as
demandas geradas pela utilização de seus produtos ou serviços.
Consolidação da presença da Empresa na internet
através da utilização correta das principais mídias digitais, que resulte em melhora
efetiva da comunicação com seu público alvo e se constitua numa plataforma
eficiente para o SAC, pós-vendas e novos negócios.
Criar (ou melhorar) canais digitais de comunicação com o consumidor,
quais sejam:
·
Portal
corporativo e Institucional
Um site que tenha na sua concepção áreas que
permitam a interação do cliente com a empresa (Caixas de diálogos (chats) para
SAC, Sugestões e reclamações).
Para atingir os dirigentes das empresas cada vez
mais conectados, é preciso começar pelo básico: criar um espaço na web que mostre
o que a empresa faz, o que ela vende e como ela pode beneficiar o cliente. Esse conteúdo deve ser atualizado com
frequência com informações que sejam não só relevantes para o cliente, mas
compatíveis com os objetivos mercadológicos da empresa que mantém o site,
perfil dos produtos ou serviços, informações do mercado, dados sobre o setor,
novidades do segmento que atua. Assim o site será visitado justamente por quem
busca informações relevantes e específicas e, com isso, propiciará novas e
importantes oportunidades de negócios.
O cliente
visita portal da empresa para se informar. Então é necessário manter esse
canal atualizado, de forma a estimulá-lo
a navegar pelo site. É importante investir em uma política de confiança e
segurança, pois isso está relacionado com a ética e a responsabilidade social
que, por sua vez, interfere na percepção que o cliente tem, ou terá da empresa
e do seu negócio.
Alguns conteúdos veiculados no portal da Empresa
também podem ser disseminados através de News
Letters. É um recurso para disseminação de conteúdos específicos ou complementares
ao que é divulgado através do portal e do perfil nas redes sociais, normalmente
direcionado para clientes já cadastrados.
· Outra forma de alcançar o público de forma abrangente e massificada é o email marketing. Sua eficiência decorre da
quantidade de e-mails disparados e do conteúdo bem planejado para uma leitura
atraente. Entretanto, dado o seu caráter invasivo, deve-se tomar alguns
cuidados para que não seja bloqueado e vá parar na lixeira da caixa postal do
cliente. O ideal é que esse recurso seja utilizado para atingir o cliente
cadastrado e que tenha concordado em receber informativos.
Bem mais eficiente em termos de aceitação e direcionamento ao público alvo é a utilização das redes sociais, que se constituem em excelentes opções
para desenvolver o relacionamento com os clientes e gerar novos contatos de
negócios. A presença on line deve ser trabalhada diuturnamente, com uma
estratégia que contemple não somente a produção de conteúdo, mas também sua
divulgação direcionada ao público alvo. Para isso é necessário conhecer bem os recursos
e as características de cada rede social e pesquisar a presença do seu público
alvo em cada uma delas.
Por outro lado, o uso das redes sociais permite a
interação com os clientes de uma forma atraente e amigável, que estreitará as
relações comerciais e afetivas. Isso propiciará benefícios efetivos para ambas
as partes. Do lado da empresa, a rede de contatos do cliente poderá gerar
oportunidades para a captação de novos clientes e novas oportunidades de negócios
podem surgir.
Uma estratégia digital deve ter como objetivo
principal tornar a empresa – e o que produz - uma referência em seu segmento de
atuação no universo on line. Para tanto, não deve ser pensada apenas como um recurso
dentro de um plano de marketing, mas ter seu próprio planejamento estratégico e
recursos adequados de gestão.
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